Palavras-chaves: Looks para Ensaio; Foto casal; Harmonia; Cores; Identidade, Bem-estar.
Roupa igual não é brega? Não é coisa de irmãos gêmeos usar? Ou pior, temos personalidades diferentes, mesmo assim devemos nos vestir com a roupa parecida em um ensaio de casal? Não, não e definitivamente não.
Todo casal que se propõe a posar para um ensaio fotográfico tem uma história e um porquê de registrar esse momento. Com isso, o cenário que mais se amolda com a identidade do casal é quase que intuitivamente escolhido por eles.
Cada cenário, por sua vez, já indica certo tipo de vestimenta que ficaria adequado, por ser escolhido pelo casal, provavelmente aponta para o gosto deles. Casais aventureiros poucas vezes escolhem ambientes fechados para fazer suas fotos, ou seja, já possuem e gostam das roupas próprias para ambientes abertos ou com contato com a natureza.
Porém, mesmo que o local já recomende tacitamente algum tipo de roupa, o mais importante é que o casal se sinta bem. Vestir algo confortável e que eleve a autoestima é fundamental. Por isso, é bom que o modelo da roupa represente o estilo do casal, refletindo sua personalidade que será captada pelo trabalho do fotógrafo.
As cores também devem ser escolhidas com muito carinho pelos modelos, pois dizem muito na foto. As cores têm o poder de expressar seriedade, calmaria, se somada a estampas pode ser transmitida meiguice, espontaneidade, formalidade ou informalidade. Portanto, merecem muita atenção no momento da escolha para as fotos.
No século 19, Johann Wolfgang Von Goethe (1749 - 1832) desenvolveu uma teoria chamada de Teoria das Cores que é usada até hoje em várias áreas do conhecimento: psicologia, arquitetura, marketing, e até mesmo na fotográfica.
Cada cor, de acordo com Goethe, expressa uma força, uma característica, transmite uma emoção, influenciam no comportamento de quem as vê. As cores das roupas do casal no ensaio fotográfico não fogem a essa teoria. Cada composição de vestuário passará uma mensagem sobre o casal.
Veja alguns significados das cores:
Angélica Pereira Marsicano Tavares*, em sua dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal de Uberlândia, sugeriu composições harmônicas com as cores. As combinações monocromáticas, que utilizam a mesma cor em índices de luminosidades diferentes (claro e escuro), se apresentam com um resultado simples e sóbrio.
Tenho percebido que quando o casal utiliza a combinação em cores análogas, que são as cores próximas entre si no círculo cromático, o ensaio transmite serenidade, porém, com uma ideia de alegria e descontração.
De forma técnica, a roupa clara é melhor aproveitada na fotografia, principalmente de casal, pois se adequa a quase todos os ambientes e ainda transmite a ideia de proteção, respeito, paz, valores que se esperam de todo casal. Tons claros também são mais fáceis de harmonizar com outras cores, evitando que haja discordância entre as roupas do casal.
Veja um Ensaio completo - Clique aqui!
Tons neutros e pastel geralmente combinam com qualquer ambiente e são fáceis de harmonizar.
Não é que cores fortes são proibidas, mas devem ser usadas com cautela e muitíssima personalidade, pois destacam muito e podem ficar cansativas ou tirar a ideia de romance do ensaio. Se um dos pares estiver com um tom mais forte, o ideal é que o outro use tons claros, próximos ao branco.
Visualmente, é mais harmônico ter as tonalidades de cores das roupas utilizadas sem muita dissonância com o espaço físico que se é fotografado, conferindo uma ligação de pertinência entre o que é vestido e o local, que será o plano de fundo da imagem.
Cores destoantes, podem dar ideia de falta de sincronismo entre o casal, ao invés de representar todo o amor e carinho que os modelos buscaram registrar. A palavra-chave, então, para a escolha, tanto do modelo da roupa, quanto da cor, é harmonia: harmonizar as vestimentas com o espaço escolhido para o espaço fotográfico e harmonizar as roupas do casal entre os pares.
Veja também: Ideias de fotos para ensaio de casamento
Harmonize a vibe do casal, com o local escolhido, com roupas lindas, confortáveis, que aumentem a autoestima, arrasem nas fotos!
Gostou? Clique aqui e solicite uma proposta para o seu ensaio!
**TAVARES, Angélica Pereira Marsicano. Aplicação da teoria das cores em ambientes virtuais para arquitetura e design de interiores. Uberlândia: UFU, 2007.