19/08/2017 às 18:51 Blog

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

457
2min de leitura

Hoje é comemorado o dia da fotografia em todo o mundo.

A origem da arte de fotografar remonta ao ano de 1839. Quem primeiro dominou as técnicas foram Joseph Nicèphore Niépce (1765-1833) e Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851). A divulgação oficial do daguerreotipo aconteceu no Instituto da França,  em 19 de agosto do mesmo ano. O governo francês, imediatamente estabeleceu o invento como domínio público. Os inventores, receberam por seus feitos, uma pensão vitalícia.

A daguerreotipia, era o processo fotográfico que consistia na produção de uma imagem única e positiva, sobre uma placa de cobre, revestida  com prata, sensibilizada e  polida com vapores de iodo. Após, a revelação ocorria em uma câmera escura, com vapores de mercúrio e fixada com uma solução salina.

Desde aquela época, a fotografia caracteriza-se pela arte de eternizar momentos felizes, fatos históricos ou mesmo cotidianos.

Viajar pela história da fotografia é mesmo fascinante! Das imensas máquinas utilizadas nos seus primórdios às mais compactas e eficazes máquinas de hoje, muita coisa mudou. Desde a apuração das técnicas, o filme fotográfico e  o cartão de memória, só não mudou o olhar do profissional de fotografia.

Hoje, qualquer celular possui uma câmera e, em suma, qualquer um pode ser fotógrafo. Entretanto, perceber o melhor momento, ter a criatividade aflorada e entender as minúcias da iluminação e ângulos, por exemplo,  são fatores que diferenciam o fotógrafo amador do profissional.

A fotografia, a meu ver é uma arte perfeita.  Ela permite possibilidade fantásticas. Você certamente já esteve imerso em fotos incríveis, como a do bebê no ventre da mãe, que segura o dedo do cirurgião, durante uma delicada cirurgia, ou ainda a foto de um incrível pôr do sol!

Dentre as tantas definições possíveis da palavra fotografia, uma delas me encanta, de modo particular: luz!

Sempre que após algum trabalho, posto previews, os retornos que recebo são luzes que tornam minha caminhada mais feliz e abençoada. É motivador saber que eu consegui captar as mais doces, belas e profundas emoções com minhas fotos.

Compartilho do mesmo pensamento de Ansel Adams, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.”

19 Ago 2017

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Jan de 2022

As 10 Igrejas mais lindas para casar em BH e região!

16 de Jan de 2022

Locais para fazer ensaios de Casamento em BH - Parte 1

10 de Fev de 2022

IDEIAS DE LOOKS PARA ENSAIO DE CASAL

Logo do Whatsapp